NOTAS SOBRE A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO: TESSITURAS CONTEMPORÂNEAS EM ANÁLISE

Autores

  • Italo Teixeira Chaves UFC
  • Tadeu Lucas de Lavor Filho UFC
  • Antoniel Filho Faculdade Vale do Salgado

DOI:

https://doi.org/10.1000/riec.v2i3.118

Resumo

O presente artigo pretende discutir as construções sociais e informacionais que estão sendo estabelecidas na atual sociedade da informação, sob um olhar do viés da cultura, arte, educação e política, mesclando estes com a atuação dos profissionais da informação inserido nas instituições. Por meio de uma revisão de literatura sobre o tema tecemos uma reflexão sobre as transformações que vêm ocorrendo na sociedade. Desse modo, desenvolvemos algumas problematizações ao longo deste estudo acerca dos novos fenômenos característicos da sociedade da informação, como o surgimento do leitor ubíquo, além das fake-news no âmbito da comunicação em massa analisando os impactos desses construtos nos processos de transmissão e recepção da informação. Portanto, o artigo explicita um pouco sobre o cenário de discussão acerca das tecnologias e da cultura informacional contemporânea, mas também tenciona como as informações são produzidas, geridas e amplamente difundidas nos meios de comunicação.

Biografia do Autor

Italo Teixeira Chaves, UFC

Graduando em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará.

Tadeu Lucas de Lavor Filho, UFC

Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio. Mestrando em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Bolsista FUNCAP-CE.

Antoniel Filho, Faculdade Vale do Salgado

Editor-chefe da Revista Interdisciplinar Encontro das Ciências-RIEC. Professor da Faculdade Vale do Salgado (FVS). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Publicado

2019-12-30

Edição

Seção

Artigos de Revisão