ANÁLISE DA ESTRATÉGIA DO PREÇO DE VENDA A PARTIR DA CONCORRÚNCIA E DA DEMANDA ECONÔMICA
DOI:
https://doi.org/10.1000/riec.v3i3.190Resumo
Este artigo trata-se de uma análise da estratégia do preço de venda a partir da concorrência e da demanda econômica, tendo como foco o mercado local de água mineral na cidade de Juazeiro do Norte. O objetivo deste estudo é demonstrar a formação de preço através dos planejamentos e estratégias econômicas, levando em consideração fatores de grande relevância como a demanda e a oferta, custos de produção e concorrência de mercado. A metodologia utilizada baseou-se em pesquisas realizadas em artigos e livros a fim de demonstrar, através das referências utilizadas, a aplicação destas técnicas de conhecimento na formação de preço da água mineral por meio de entrevistas realizadas em duas empresas locais e com os consumidores deste produto. Com os resultados colhidos, pôde-se apresentar os fatores que contribuem e influenciam na formação de preço até se chegar a um preço ideal para o consumidor, apresentando para às empresas envasadoras a satisfação e opinião do cliente em relação ao produto oferecido, como também demonstrar a formação dos preços através das técnicas apresentadas.
Referências
ALDAY, H. E. C. O Planejamento Estratégico dentro do Conceito de Administração Estratégica. 2000. Disponível em: https://revistafae.fae.edu/revistafae/article/view/505/400. Acesso em: 20 fev. de 2020.
ARRUDA, C. F. Concorrência: uma análise que pode salvar empresas. 2006. Disponível em: https://www.google.com.br/search?q=O+QUE+SIGNIFICA+CONCORRENCIA&ie=utf-8&oe=utf-8&client=firefox-b-ab&gws_rd=cr&ei=8zUiWfPaLcf8mAGw77_4BA#q=ARTIGOS+QUE+FALEM+DA+CONCORRENCIA. Acesso em: 16 fev. de 2020.
CABRAL, G. Economia e finanças: lei da oferta e da procura. Disponível em: http://brasilescola.uol.com.br/economia/lei-da-oferta-e-procura.htm. Acesso em: 15 de mar. de 2020.
COSTA, S. Mercado e Concorrência. 2010. Disponível em: https://tecnicasecretariado.wikispaces.com/file/view/Mercado+e+a+concorrencia+sandracosta.pdf. Acesso em: 28 fev. de 2020.
FIGUEIREDO, S.; CAGGIANO, P. C. Controladoria: teoria e prática. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GIL, A. C. Como elaborar um projeto de pesquisa. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2010.
LONGUINHO, J. P. Como calcular o preço de venda utilizando o markup em três passos simples. 2015. Disponível em: http://euadministrador.com/como-calcular-o-preco-de-venda-utilizando-o-markup-em-tres-passos-simples/. Acesso em: 21 fev. de 2020.
MEGLIORINI, E. Custos análises e gestão. 3 ed. São Paulo: Pearson, 2012.
ORTIZ. A. Lei da oferta e da procura. Disponível em: http://www.infoescola.com/economia/lei-da-oferta-e-da-procura/. Acesso em: 22 fev. de 2020.
PACIEVITCH, T. Concorrência. 2006. Disponível em: http://www.infoescola.com/economia/concorrencia/. Acesso em: 22 fev. de 2020.
PADOVEZE, C. L. Controladoria estratégica operacional: conceitos, estrutura, aplicação. 3 ed. São Paulo: Thomson, 2003.
PARKIN, M. Economia. 8 ed. São Paulo: Pearson, 2013.
SANTOS, R. V. Planejamento do preço de venda. 1997. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-92511997000100005. Acesso em: 25 fev. de 2020.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 24 ed. São Paulo: Cortez, 2007.
TAVARES, S. M.; GIMENES, S. P. Teoria da demanda e equilíbrio de mercado. São Paulo, 2012. Disponível em: https://efinfatecsor.files.wordpress.com/2012/12/teoria-da-demanda-e-equilibrio-de-mercado.pdf. Acesso em 22 fev. de 2020.