ANÁLISE DA ESTRATÉGIA DO PREÇO DE VENDA A PARTIR DA CONCORRÚNCIA E DA DEMANDA ECONÔMICA

Autores

  • Antonia Sandra de Oliveira Pinho Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (Unileão)
  • Carlos Augusto dos Santos Ferreira Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (Unileão)
  • Aldir Dias de Amurim Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (Unileão)

DOI:

https://doi.org/10.1000/riec.v3i3.190

Resumo

Este artigo trata-se de uma análise da estratégia do preço de venda a partir da concorrência e da demanda econômica, tendo como foco o mercado local de água mineral na cidade de Juazeiro do Norte. O objetivo deste estudo é demonstrar a formação de preço através dos planejamentos e estratégias econômicas, levando em consideração fatores de grande relevância como a demanda e a oferta, custos de produção e concorrência de mercado. A metodologia utilizada baseou-se em pesquisas realizadas em artigos e livros a fim de demonstrar, através das referências utilizadas, a aplicação destas técnicas de conhecimento na formação de preço da água mineral por meio de entrevistas realizadas em duas empresas locais e com os consumidores deste produto. Com os resultados colhidos, pôde-se apresentar os fatores que contribuem e influenciam na formação de preço até se chegar a um preço ideal para o consumidor, apresentando para às empresas envasadoras a satisfação e opinião do cliente em relação ao produto oferecido, como também demonstrar a formação dos preços através das técnicas apresentadas.

Biografia do Autor

Antonia Sandra de Oliveira Pinho, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (Unileão)

Bacharela em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (Unileão); Especialista em Docência no Ensino Superior pela Instituto Dom José (IDJ).

Carlos Augusto dos Santos Ferreira, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (Unileão)

Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (Unileão).

Aldir Dias de Amurim, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (Unileão)

Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (Unileão); Pós-graduando em Docência no Ensino Superior pela Unileão. Professor do curso de Ciências Contábeis da Universidade Paulista (Unip). 

Referências

ALDAY, H. E. C. O Planejamento Estratégico dentro do Conceito de Administração Estratégica. 2000. Disponível em: https://revistafae.fae.edu/revistafae/article/view/505/400. Acesso em: 20 fev. de 2020.

ARRUDA, C. F. Concorrência: uma análise que pode salvar empresas. 2006. Disponível em: https://www.google.com.br/search?q=O+QUE+SIGNIFICA+CONCORRENCIA&ie=utf-8&oe=utf-8&client=firefox-b-ab&gws_rd=cr&ei=8zUiWfPaLcf8mAGw77_4BA#q=ARTIGOS+QUE+FALEM+DA+CONCORRENCIA. Acesso em: 16 fev. de 2020.

CABRAL, G. Economia e finanças: lei da oferta e da procura. Disponível em: http://brasilescola.uol.com.br/economia/lei-da-oferta-e-procura.htm. Acesso em: 15 de mar. de 2020.

COSTA, S. Mercado e Concorrência. 2010. Disponível em: https://tecnicasecretariado.wikispaces.com/file/view/Mercado+e+a+concorrencia+sandracosta.pdf. Acesso em: 28 fev. de 2020.

FIGUEIREDO, S.; CAGGIANO, P. C. Controladoria: teoria e prática. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GIL, A. C. Como elaborar um projeto de pesquisa. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LONGUINHO, J. P. Como calcular o preço de venda utilizando o markup em três passos simples. 2015. Disponível em: http://euadministrador.com/como-calcular-o-preco-de-venda-utilizando-o-markup-em-tres-passos-simples/. Acesso em: 21 fev. de 2020.

MEGLIORINI, E. Custos análises e gestão. 3 ed. São Paulo: Pearson, 2012.

ORTIZ. A. Lei da oferta e da procura. Disponível em: http://www.infoescola.com/economia/lei-da-oferta-e-da-procura/. Acesso em: 22 fev. de 2020.

PACIEVITCH, T. Concorrência. 2006. Disponível em: http://www.infoescola.com/economia/concorrencia/. Acesso em: 22 fev. de 2020.

PADOVEZE, C. L. Controladoria estratégica operacional: conceitos, estrutura, aplicação. 3 ed. São Paulo: Thomson, 2003.

PARKIN, M. Economia. 8 ed. São Paulo: Pearson, 2013.

SANTOS, R. V. Planejamento do preço de venda. 1997. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-92511997000100005. Acesso em: 25 fev. de 2020.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 24 ed. São Paulo: Cortez, 2007.

TAVARES, S. M.; GIMENES, S. P. Teoria da demanda e equilíbrio de mercado. São Paulo, 2012. Disponível em: https://efinfatecsor.files.wordpress.com/2012/12/teoria-da-demanda-e-equilibrio-de-mercado.pdf. Acesso em 22 fev. de 2020.

Publicado

2020-11-12

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa