Pensando interações geográficas com estudantes em situação de vulnerabilidade social no contexto da pandemia de Covid-19

Autores

  • Heloise Canal Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Saionara Regina Pires Rodrigues Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Resumo

Este artigo objetiva relatar a experiência de ensino remoto voltada a espaços não formais realizada em escola do município de Porto Alegre (RS) que acolhe estudantes em situação de vulnerabilidade social, grande parte em situação de rua. Para tanto, são apontados o contexto de educação não formal e suas possíveis aproximações com a disciplina  de Geografia, a descrição do espaço educativo e uma abordagem específica sobre a educação no atual momento de pandemia de Covid-19. Como resultado, é apresentado um quadro sobre o planejamento e a construção de práticas pedagógicas específicas neste contexto de distanciamento social causado pela pandemia de Covid-19 e as considerações finais sobre as  propostas realizadas para uma das turmas de estudantes.


Biografia do Autor

Heloise Canal, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Bacharel e Mestra em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Saionara Regina Pires Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Licenciada e Bacharel em Ciências Sociais. Especializada no Ensino de Geografia e História e Mestra em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2022-03-01

Edição

Seção

Dossiês