Efeitos psicossociais da violência armada no cotidiano de estudantes de uma escola pública da periferia de Fortaleza

Autores

  • Laisa Forte Cavalcante Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Larissa Ferreira Nunes Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Isadora dos Santos Alves Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Carla Jéssica de Araújo Gomes Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • João Paulo Pereira Barros Universidade Federal do Ceará (UFC)

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os efeitos psicossociais da violência armada nas trajetórias de vida de adolescentes e jovens moradores de territorialidades periféricas da cidade de Fortaleza. Trata-se de um desdobramento de uma dissertação de mestrado, orientada pela perspectiva da pesquisa-intervenção, aÌ€ luz do método da cartografia, realizada com estudantes de uma escola pública de ensino médio de uma periferia da capital cearense. Para a construção dos dados, as ferramentas metodológicas utilizadas foram o dispositivo-grupo e a produção de diários de campo dessas atividades. Os resultados apontam que os principais efeitos da violência armada no cotidiano de nossos(as) interlocutores(as) são a dificuldade de circulação pela cidade, por conta do domínio exercido por grupos criminosos nos territórios e os conflitos decorrentes da disputa entre esses grupos, e a violência policial, sustentada por lógicas punitivas racistas e genderizadas. Concluiu-se, com este estudo, que tais problemáticas, influenciadas por marcadores sociais de classe, raça, gênero e geração, atuam na vulnerabilização, exclusão e extermínio dessas juventudes.

Biografia do Autor

Laisa Forte Cavalcante, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestre em Psicologia na Universidade Federal do Ceará (UFC), integrante do VIESES/UFC e do Projeto Artes Insurgentes: coletivizando resistências.

Larissa Ferreira Nunes, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestre e Doutoranda em Psicologia na Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Saúde Mental pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), integrante do VIESES/UFC e do Projeto Artes Insurgentes: coletivizando resistências.

Isadora dos Santos Alves, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduanda em Psicologia na Universidade Federal do Ceará (UFC), integrante de VIESES/UFC.

Carla Jéssica de Araújo Gomes, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduanda em Psicologia na Universidade Federal do Ceará (UFC), integrante de VIESES/UFC e do Projeto Artes Insurgentes: coletivizando resistências

João Paulo Pereira Barros, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Psicólogo, Mestre em Psicologia e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Professor Adjunto do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenador do VIESES: Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação. Bolsista Produtividade CNPQ.

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Publicado

2022-03-01

Edição

Seção

Dossiês