Efeitos psicossociais da violência armada no cotidiano de estudantes de uma escola pública da periferia de Fortaleza
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar os efeitos psicossociais da violência armada nas trajetórias de vida de adolescentes e jovens moradores de territorialidades periféricas da cidade de Fortaleza. Trata-se de um desdobramento de uma dissertação de mestrado, orientada pela perspectiva da pesquisa-intervenção, aÌ€ luz do método da cartografia, realizada com estudantes de uma escola pública de ensino médio de uma periferia da capital cearense. Para a construção dos dados, as ferramentas metodológicas utilizadas foram o dispositivo-grupo e a produção de diários de campo dessas atividades. Os resultados apontam que os principais efeitos da violência armada no cotidiano de nossos(as) interlocutores(as) são a dificuldade de circulação pela cidade, por conta do domínio exercido por grupos criminosos nos territórios e os conflitos decorrentes da disputa entre esses grupos, e a violência policial, sustentada por lógicas punitivas racistas e genderizadas. Concluiu-se, com este estudo, que tais problemáticas, influenciadas por marcadores sociais de classe, raça, gênero e geração, atuam na vulnerabilização, exclusão e extermínio dessas juventudes.
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