O Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em História da Universidade Regional do Cariri e a Base Nacional Comum Curricular
DOI:
https://doi.org/10.1000/riec.v7i2.415Resumo
Este artigo analisa o Projeto Político Pedagógico do curso de licenciatura em História da Universidade Regional do Cariri a partir das proposições estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A metodologia utilizada consistiu na revisão da literatura, de natureza qualitativa e do tipo exploratória. Os dados analisados explicitam que o perfil dos egressos está relacionado com a formação de educadores comprometidos com a compreensão da realidade histórica e política do país, percebe-se adesão pelo curso de licenciatura em História aos programas governamentais, tais como PIBID e PRP, programas estes que vinculam suas ações à BNCC. Face a análise, pode-se concluir que embora a BNCC tenha estabelecido competências e habilidades, a partir de uma abordagem uniformizadora, em um país diverso, esta gerou críticas quanto a formação técnica que se propõe ao tempo que o curso de licenciatura em História da URCA, por meio de sua autonomia, sistematiza os conhecimentos curriculares baseados nas experiências socioculturais, sem necessariamente ater-se as proposições da BNCC. Dessa forma torna-se importante a médio e a longo prazo uma análise mais especializada dos programas PIBID e Residência Pedagógica haja visto as implicações propostas pelas BNCC a estes programas.
Palavras-chave: Currículo; Educação; Democracia.
Palavras-chave: Currículo, Educação, Democracia.
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