O Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em História da Universidade Regional do Cariri e a Base Nacional Comum Curricular

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1000/riec.v7i2.415

Resumen

Este artigo analisa o Projeto Político Pedagógico do curso de licenciatura em História da Universidade Regional do Cariri a partir das proposições estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A metodologia utilizada consistiu na revisão da literatura, de natureza qualitativa e do tipo exploratória. Os dados analisados explicitam que o perfil dos egressos está relacionado com a formação de educadores comprometidos com a compreensão da realidade histórica e política do país, percebe-se adesão pelo curso de licenciatura em História aos programas governamentais, tais como PIBID e PRP, programas estes que vinculam suas ações à BNCC. Face a análise, pode-se concluir que embora a BNCC tenha estabelecido competências e habilidades, a partir de uma abordagem uniformizadora, em um país diverso, esta gerou críticas quanto a formação técnica que se propõe ao tempo que o curso de licenciatura em História da URCA, por meio de sua autonomia, sistematiza os conhecimentos curriculares baseados nas experiências socioculturais, sem necessariamente ater-se as proposições da BNCC. Dessa forma torna-se importante a médio e a longo prazo uma análise mais especializada dos programas PIBID e Residência Pedagógica haja visto as implicações propostas pelas BNCC a estes programas.

Palavras-chave: Currículo; Educação; Democracia.

 

Palavras-chave: Currículo, Educação, Democracia.

Biografía del autor/a

Cicero Magerbio Gomes Torres, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Universidade Regional do Cariri; Pró – Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa; Programa Profissional de Pós-Graduação em Educação

Pós - Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2021). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Ensino/ Eixo Ensino de Ciências.

Contribuição de autoria: orientador

Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/6032179405750504

Citas

ARAÚJO, V. P. C.: O Conceito de Currículo e a Formação Docente. Revista de Estudos Aplicados em Educação, v.3, n.6, jul/dez.2018, p.29 -39.

APPLE, M. W. Ideologia e currículo. Porto Alegre: Artes Médicas, 2006.

BRANCO, E. P.; ROYER, M. R.; GODOI B., A. B. A abordagem da Educação Ambiental nos PCNS, nas DCNS e na BNCC. Nuances: Estudos sobre Educação, v. 29, n. 1, p. 185-203, 2018. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/ Nuances/article/view/5526. Acesso em: 15 out. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base, 2018. Disponível em:http://basenacionalcomum.mec.gov.br/imagens/

BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 12 out. 2023.

CÓSSIO, M. F. Agenda transnacional e governança nacional: as possíveis implicações na formação e no trabalho docente. E-Curriculum, São Paulo, v. 13, n. 4, p. 616-640, dez. 2015. Disponível em: Acesso em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/25957. Acesso em: 24 out. 2023.

CUNHA, E. V. R.; LOPES, A. C. Base Nacional Comum Curricular no Brasil: regularidades na dispersão. Revista Investigación Cualitativa. v. 2, n. 2, p. 23-35. 2017. Disponível em: https://docplayer.com.br/58842499-Base-nacional-comum-curricular-no-brasil-regularidade-na-dispersao-erika-virgilio-rodrigues-da-cunha-1-universidade-federal-de-mato-grosso-brasil.html. Acesso em: 24 out. 2023.

FREITAS, F. M.; SILVA, J. A.; LEITE, M. C. L. Diretrizes invisíveis e regras distributivas nas políticas curriculares da nova BNCC. Currículo Sem Fronteiras, v. 18, n. 3, p. 857-870, dez. 2018. Disponível em: https://docplayer.com.br/124364198-Diretrizes-invisiveis-e-regras-distributivas-nas-politicas-curriculares-da-nova-bncc.html. Acesso em: 24 out. 2023.

LEITINHO, M. C. Concepção e Currículo: Universidade Regional do Cariri. Ed. Imprensa Universitária- UFC, Fortaleza, 2000.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo, SP: Atlas, 2003.

MATOS, O. da S.; COSTA, J. A. M.; LIMA, W. A. de S.; SILVA, F. G. S. da; CHAVES, G. H. G.; SOUSA, J. P. de. Currículo oculto e sua atuação no âmbito escolar. Revista Humanidades e Inovação, v.8, n.65, 2021.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 11. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

TORRES, S. J. A educação em tempos de neoliberalismo. Tradução Cláudia Schilling. Porto Alegre: Artmed, 2003.

VEIGA, I. P. A. (Org.). Projeto Político - Pedagógico da Escola: uma construção possível. Campinas, SP: Papirus, 1995.

VEIGA, I. P. A. Educação Superior: políticas educacionais, currículo e docência. Curitiba/PR: CRV, 2015.

Publicado

2024-06-28

Número

Sección

Dossiês