Dinâmicas da pesquisa latino-americana em formação de professores e professoras
DOI:
https://doi.org/10.1000/riec.v7i2.419Resumo
O presente estudo tem por objetivo propor estratégias para ampliar a influência das pesquisas brasileiras acerca de formação de professores e professoras na américa latina. Para tanto, utiliza da análise de desenvolvimento temático, como método de pesquisa, em vista a coleta e análise de dados sobre a pesquisa de alto impacto na formação de professores. Foram identificadas três estratégias a serem propostas: a) existe a necessidade de parcerias institucionais com Equador, Cuba, Peru e México; b) fortalecer o intercâmbio entre países para fóruns de discussão sobre formação de professores na américa latina, em vistas a ampliar as redes de parceria; c) as publicações do Brasil serem efetuadas em português e inglês, de forma simultânea, como um investimento, de longo prazo, para colaborar coma as discussões latino-americanas.
Palavras-chave: Análise de desenvolvimento temática; Formação de professores; Publicação científica.
Referências
AGRESTI, Alan; FINLAY, Barbara. Métodos estatísticos para as ciências sociais. 4ed. Porto Alegre: Penso, 2012.
ANTUNES, Jeferson; ARRAIS, Estêvão Lima; PORTO, Bernadete de Souza. Desenvolvimento temático: Contribuições metodológicas da bibliometria e cientometria para as revisões de literatura. Revista Linhas, v. 24, n. 56, 2023.
BOURDIEU, Pierre. Usos sociais da ciência. São Paulo: Unesp, 2004.
BOUZADA, Marco Aurélio Carino. Aprendendo Decomposição Clássica: Tutorial para um Método de Análise de Séries Temporais. TAC, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, 2012.
LEMIEUX, Vicent; OUIMET, Mathieu. Análise Estrutural das Redes Sociais. 2ed. Lisboa: Instituto Piaget, 2012.
SIMATUPANG, Togar M.; SRIDHARAN, Ramaswami. The collaboration index: a measure for supply chain collaboration. International Journal Of Physical Distribution & Logistics Management, [S.L.], v. 35, n. 1, p. 44-62, 1 jan. 2005.
VOLPATO, Gilson Luiz. O método lógico para redação científica. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, v. 3, n. 1, p. 1-14, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.