Dinâmicas da pesquisa latino-americana em formação de professores e professoras

Authors

DOI:

https://doi.org/10.1000/riec.v7i2.419

Abstract

O presente estudo tem por objetivo propor estratégias para ampliar a influência das pesquisas brasileiras acerca de formação de professores e professoras na américa latina. Para tanto, utiliza da análise de desenvolvimento temático, como método de pesquisa, em vista a coleta e análise de dados sobre a pesquisa de alto impacto na formação de professores. Foram identificadas três estratégias a serem propostas: a) existe a necessidade de parcerias institucionais com Equador, Cuba, Peru e México; b) fortalecer o intercâmbio entre países para fóruns de discussão sobre formação de professores na américa latina, em vistas a ampliar as redes de parceria; c) as publicações do Brasil serem efetuadas em português e inglês, de forma simultânea, como um investimento, de longo prazo, para colaborar coma as discussões latino-americanas.

Palavras-chave: Análise de desenvolvimento temática; Formação de professores; Publicação científica.

Author Biographies

Cicero Magerbio Gomes Torres, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Pós-Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC), Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB), Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Cariri (URCA), professor efetivo da Universidade Regional do Cariri (URCA), lecionando no Curso de Ciências Biológicas, no Mestrado Profissional em Ensino de Física (URCA) e no Mestrado Profissional em Educação (MPEDU/URCA).

Zuleide Fernandes de Queiroz, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1986), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1992) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2003) e Pós - Doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014). É professora da Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte - FMJ e dos Programas de Pós-Graduação: Programa de Mestrado Profissional em Educação PMPEDU/URCA e PROFHISTÒRIA/URCA. 

References

AGRESTI, Alan; FINLAY, Barbara. Métodos estatísticos para as ciências sociais. 4ed. Porto Alegre: Penso, 2012.

ANTUNES, Jeferson; ARRAIS, Estêvão Lima; PORTO, Bernadete de Souza. Desenvolvimento temático: Contribuições metodológicas da bibliometria e cientometria para as revisões de literatura. Revista Linhas, v. 24, n. 56, 2023.

BOURDIEU, Pierre. Usos sociais da ciência. São Paulo: Unesp, 2004.

BOUZADA, Marco Aurélio Carino. Aprendendo Decomposição Clássica: Tutorial para um Método de Análise de Séries Temporais. TAC, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, 2012.

LEMIEUX, Vicent; OUIMET, Mathieu. Análise Estrutural das Redes Sociais. 2ed. Lisboa: Instituto Piaget, 2012.

SIMATUPANG, Togar M.; SRIDHARAN, Ramaswami. The collaboration index: a measure for supply chain collaboration. International Journal Of Physical Distribution & Logistics Management, [S.L.], v. 35, n. 1, p. 44-62, 1 jan. 2005.

VOLPATO, Gilson Luiz. O método lógico para redação científica. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, v. 3, n. 1, p. 1-14, 2015.

Published

2024-06-28

Issue

Section

Dossiês