O filme como Recurso Pedagógico: Experiências que atravessam o cotidiano dos professores
DOI:
https://doi.org/10.1000/riec.v7i2.424Resumo
O presente texto traz uma reflexão a partir da articulação entre Educação e Cinema em torno de uma real necessidade de mudança, de valorização e autonomia docente, tendo como sujeitos participantes professores da educação básica. Tem como objetivo geral desenvolver estratégias que possibilitem operacionalizar didaticamente a ação pedagógica, partindo da experiência dos professores participantes com a utilização de filmes. Como objetivos específicos: refletir acerca dos desafios postos ao professor no trabalho com as produções cinematográficas em sala de aula; analisar filmes e animações destinados ao público infantil, identificando os aspectos que caracterizam as narrativas, a composição estética e os princípios que dão sustentação a essas elaborações; tomar a experiência docente como um campo de reflexão capaz de potencializar a formação docente. Como procedimento metodológico foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa utilizando como instrumento de coleta de dados a aplicação de questionário online. Após análise dos dados ficou-nos claro que todos os participantes se utilizam de filmes no decorrer de suas aulas, porém, para muitos tal ferramenta metodológica servia apenas para compreensão e reprodução de conteúdos, deixando de explorar o caráter formador, estético e ético das obras fílmicas.
Palavras-chave: Formação de professores; Cinema; Educação.
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