A ludicidade no ensino de Matemática através de uma sequência didática: uma experiência vivenciada no Pibid
DOI:
https://doi.org/10.1000/riec.v7i2.430Resumo
Este trabalho é um breve relato do desenvolvimento de uma sequência didática, baseada nos Três Momentos Pedagógicos (3MP), a qual é fundamentada na abordagem temática Freireana. A sequência foi motivada a partir das dificuldades dos alunos em relação à aprendizagem de Matemática. Nesse sentido, pensamos em formas de mostrar aos alunos que aulas lúdicas no ensino podem ser mais proveitosas. No entanto, a sequência foi elaborada a partir de estudos sobre jogos didáticos no ensino, dentro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e aplicada em uma turma de 2° ano do ensino médio, na EEMTI Aristarco Cardoso no município de Porteiras-CE. Assim, a sequência foi desenvolvida em etapas, na qual a primeira aula iniciamos com uma roda de conversa, onde os alunos descreveram as suas dificuldades em relação ao Ensino de Matemática, e como as aulas poderiam se tornar mais proveitosas, na aula subsequente os alunos assistiram a um vídeo que ressalta como os jogos didáticos são importantes e podem ajudar na aprendizagem, e por fim utilizamos o aplicativo kahoot que é um jogo online, no qual foram geradas algumas perguntas dentro dos conteúdos estudados na disciplina de Matemática. Isto posto, percebemos que conseguimos prender o interesse dos discentes, visto que houve um empenho em responder às questões propostas e ao final da aula obtivemos nos seus relatos, que as aulas podem e devem se tornar mais dinâmicas e proveitosas.
Palavras-chave: Ensino de Matemática; Sequência Didática; Jogos didáticos.
Referências
BAUMGARTEL, Priscila. O uso de jogos como metodologia de ensino da Matemática. Encontro brasileiro de estudantes de pós graduação em Educação Matemática, Xx, 2016.
CABRAL, M. A. A utilização de jogos no ensino de Matemática. UFSC. Santa Catarina, 2006.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
Fiorentini, D., MIORIM, M. A. (1990). Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos e jogos no Ensino da Matemática. Boletim da SBEM-SP, v. 4, n. 7, p. 5-10, 1990.
SALESSE, A. M. T. Experimentação no ensino de química: importância das aulas práticas no processo de ensino aprendizagem. Monografia (Especialização), Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.