A ludicidade no ensino de Matemática através de uma sequência didática: uma experiência vivenciada no Pibid

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1000/riec.v7i2.430

Resumen

Este trabalho é um breve relato do desenvolvimento de uma sequência didática, baseada nos Três Momentos Pedagógicos (3MP), a qual é fundamentada na abordagem temática Freireana. A sequência foi motivada a partir das dificuldades dos alunos em relação à aprendizagem de Matemática. Nesse sentido, pensamos em formas de mostrar aos alunos que aulas lúdicas no ensino podem ser mais proveitosas. No entanto, a sequência foi elaborada a partir de estudos sobre jogos didáticos no ensino, dentro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e aplicada em uma turma de 2° ano do ensino médio, na EEMTI Aristarco Cardoso no município de Porteiras-CE. Assim, a sequência foi desenvolvida em etapas, na qual a primeira aula iniciamos com uma roda de conversa, onde os alunos descreveram as suas dificuldades em relação ao Ensino de Matemática, e como as aulas poderiam se tornar mais proveitosas, na aula subsequente os alunos assistiram a um vídeo que ressalta como os jogos didáticos são importantes e podem ajudar na aprendizagem, e por fim utilizamos o aplicativo kahoot que é um jogo online, no qual foram geradas algumas perguntas dentro dos conteúdos estudados na disciplina de Matemática. Isto posto, percebemos que conseguimos prender o interesse dos discentes, visto que houve um empenho em responder às questões propostas e ao final da aula obtivemos nos seus relatos, que as aulas podem e devem se tornar mais dinâmicas e proveitosas.

Palavras-chave: Ensino de Matemática; Sequência Didática; Jogos didáticos.

Biografía del autor/a

Rodrigo Lacerda Carvalho, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Doutorado em Educação (UFC)

Francineide Amorim Costa Santos, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Pós-doutorado em Ensino de Física (UFRGS)

Citas

BAUMGARTEL, Priscila. O uso de jogos como metodologia de ensino da Matemática. Encontro brasileiro de estudantes de pós graduação em Educação Matemática, Xx, 2016.

CABRAL, M. A. A utilização de jogos no ensino de Matemática. UFSC. Santa Catarina, 2006.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

Fiorentini, D., MIORIM, M. A. (1990). Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos e jogos no Ensino da Matemática. Boletim da SBEM-SP, v. 4, n. 7, p. 5-10, 1990.

SALESSE, A. M. T. Experimentação no ensino de química: importância das aulas práticas no processo de ensino aprendizagem. Monografia (Especialização), Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.

Publicado

2024-06-28

Número

Sección

Dossiês