Mapeando os territórios de resistências: uma experiência através da disciplina Etnoconhecimento e Educação Escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1000/riec.v7i2.435

Resumo

O presente trabalho é resultado de uma experiência prática e pedagógica que se desenvolveu por meio de uma oficina na disciplina Etnoconhecimento e Educação Escolar nas comunidades do Baixio das Palmeiras, localizado na zona rural de Crato, especificamente na região do Cariri cearense. Assim, objetivamos conhecer os sujeitos por meio das memórias/histórias de vida como uma forma de poder visibilizar as potencialidades que os mesmos possuem em seus territórios de vivência. Para a realização da pesquisa recorreremos à abordagem qualitativa com ênfase na pesquisa participante. Como resultado principal vimos que o etnoconhecimento apresenta forças significativas a partir das memórias dos sujeitos e dos determinados espaços geográficos que são ressignificados através de suas histórias, culturas, resistências, raízes e identidades dos micros espaços territoriais das comunidades do Baixio das Palmeiras.

Palavras-chave: Etnoconhecimento; Território Baixio das Palmeiras; Memórias.

Biografia do Autor

Francisca Laudeci Martins Souza, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Doutora em Educação (UERJ). Universidade Regional do Cariri – Mestrado Profissional em Educação (URCA).
E-mail: laudeci.martins@urca.br

Referências

ARROYO, Miguel. G. Outros Sujeitos, Outras Pedagogias. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

ARROYO, Miguel. G. Currículo, território em disputa. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

BRITO, Anderson Camargo Rodrigues. Águas para que(m): grandes obras hídricas e conflitos territoriais no Ceará. -1. ed. - Curitiba, PR: CRV, 2016.

CARIRY, Rosemberg. Cariri: a nação das utopias. in: CAVALCANTE, M; QUEIROZ, Z.; JÚNIOR, R.; ARAUJO, J. (Org.). História da Educação - Vitrais da Educação: lugares, imagens e práticas culturais. 1 ed. Fortaleza: Edições UFC, 2008. p 364 - 399.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 71ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução Joice Elias Costa. 3. ed. – Porto Alegre: Artmed, 2009. 405p.

GOHN, Maria da Glória. Educação não formal e cultura política: impactos sobre o associativismo do terceiro setor. 5. ed. Coleção Questões de Nossa Época, v. 26. São Paulo: Cortez, 2011.

GONÇALVES, Claudio Ubiratan. Geografias comunitárias no Cariri Cearense: ética, capitalismo e trabalho. - Vitória: Cousa, 2022.

LIMA, Flavia Fernanda de et al. Geopark Araripe: Histórias da Terra, do Meio Ambiente e da Cultura. Ceará: Governo do Estado do Ceará, 2012. Disponível em: <http://geoparkararipe.urca.br/wp-content/uploads/2019/11/LIVRO-GEOPARK-ARARIPE-compactado.pdf>. Acesso em: 25 ago. 2023.

MIGNOLO, Walter D. Colonialidade: O lado mais escuro da modernidade. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2017, vol.32, n.94, e329402. Epub June 22, 2017.

PONCE, Aníbal. Educação e luta de classes. Tradução de José Severo de Camargo Pereira. 18ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.

PRODANOV, Cleber Cristiano, FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: QUIJANO, Anibal. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais, perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005. p. 117-142.

REIS, Diego dos Santos. A colonialidade do saber: perspectivas decoloniais para repensar a univers(al)idade. Departamento de Fundamentação da Educação – João Pessoa (PB), Educ. Soc., Campinas, v. 43, e240967, 2022.

Downloads

Publicado

2024-06-28

Edição

Seção

Relatos de Experiência