Mapeando os territórios de resistências: uma experiência através da disciplina Etnoconhecimento e Educação Escolar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1000/riec.v7i2.435

Resumen

O presente trabalho é resultado de uma experiência prática e pedagógica que se desenvolveu por meio de uma oficina na disciplina Etnoconhecimento e Educação Escolar nas comunidades do Baixio das Palmeiras, localizado na zona rural de Crato, especificamente na região do Cariri cearense. Assim, objetivamos conhecer os sujeitos por meio das memórias/histórias de vida como uma forma de poder visibilizar as potencialidades que os mesmos possuem em seus territórios de vivência. Para a realização da pesquisa recorreremos à abordagem qualitativa com ênfase na pesquisa participante. Como resultado principal vimos que o etnoconhecimento apresenta forças significativas a partir das memórias dos sujeitos e dos determinados espaços geográficos que são ressignificados através de suas histórias, culturas, resistências, raízes e identidades dos micros espaços territoriais das comunidades do Baixio das Palmeiras.

Palavras-chave: Etnoconhecimento; Território Baixio das Palmeiras; Memórias.

Biografía del autor/a

Francisca Laudeci Martins Souza, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Doutora em Educação (UERJ). Universidade Regional do Cariri – Mestrado Profissional em Educação (URCA).
E-mail: laudeci.martins@urca.br

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Publicado

2024-06-28

Número

Sección

Relatos de Experiência