FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO ACERCA DA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

Autores

  • Evandro Nogueira de Oliveira
  • Júlio Ribeiro Soares

DOI:

https://doi.org/10.1000/riec.v2i1.66

Resumo

A ideia central deste estudo parte do pressuposto de que o sujeito não se forma no vazio, e sim mediado por afetações que configuram a sua relação com os outros e com o mundo. Deste modo, pensamos a profissão docente como uma escolha pincelada de histórias de si e dos outros. O objetivo central deste ensaio consiste em refletir sobre a formação de professores, especificamente no que diz respeito ao processo que constitui o início da carreira docente, tendo como foco o processo de desnaturalização das situações vividas nesta fase da vida. A fundamentação teórico-metodológica está ancorada na Psicologia Sócio-Histórica. Consultando a literatura existente acerca da temática, constatou-se que a fase de iniciação à docência está associada, quase que automaticamente, a sentimentos de medo seguidos por descobertas. Esses estudos referem-se a questões vividas na iniciação à docência como se fossem comportamentos pré-estabelecidos, cristalizados, naturalizados. Estes pensamentos vão de encontro ao nosso referencial teórico-metodológico, uma vez que considera o homem como um ser em desenvolvimento e transformação. O movimento da realidade requer que analisemos o homem a partir de uma perspectiva Sócio-Histórica, levando em conta o seu processo de constituição.

 

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Publicado

2019-03-06

Edição

Seção

Artigos de Revisão