Excertos autobiográficos de um músico educador
DOI:
https://doi.org/10.1000/riec.v7i2.437Abstract
O presente trabalho pauta-se em uma abordagem histórica, filosófica e social a respeito da minha autoformação como músico/educador e dos projetos e pesquisas culturais que desenvolvo na cidade de Potengi. Objetiva-se neste estudo compreender como o processo de aprendizagem em música e de pesquisador acabaram contribuindo para o saber da minha prática docente na área da educação musical. Como processo metodológico, para a elaboração deste trabalho optou-se pela produção de uma autobiografia utilizando como forma de abordagem a pesquisa qualitativa e como procedimento de coleta de dados a análise de documentos, fotos e vídeos. Como fundamentação teórica, recorremos ao estudo dos filósofos Pitágoras, Platão, Aristóteles, Santo Agostinho e Schopenhauer, de educadores musicais como Teca Brito e de produções autobiográficas como a de Peixoto. Este trabalho oportunizou tomar consciência do aspecto curativo, socializador da música e perceber o quanto a arte e a filosofia podem ser aliadas importantes nas práticas educacionais.
Palavras-chave: Músico Educador; Formação; Ensino de Música.
References
AGOSTINHO, Santo. Sobre a Música. Campinas, SP: Ecclesiae, 2019.
ARISTÓTELES. A Política. São Paulo: Editora Martim Claret, 2007.
MINAYO, Maria Cecília de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu; Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 6.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
PASSEGGI, Maria da Conceição; SOUZA, Elizeu Clementino; VICENTINI, Paula Perin. Docência e Profissionalização. Educação em Revista. Vol. 27, n° 21, Belo Horizonte, páginas (369/385), abril. 2011.
PLATÃO. A República. Coleção os Pensadores. São Paulo- SP.:Editora Nova,1999.
ROUSSEAU, Jean-Jaques. Emílio ou da Educação. RJ: Editora Bertrand Brasil, 1992. (Tradução Sérgio Milliet).
SCHOPENHAUER, Arthur. O mundo como vontade e como representação. São Paulo: Editora UNESP, 2005.
SOUZA, Elizeu Clementino. O conhecimento de si: narrativas do itinerário escolar e formação de professores. Tese (doutorado) - Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação, 2004.
Downloads
Published
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.