Orientação e Supervisão Educacional na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica

Authors

DOI:

https://doi.org/10.1000/riec.v1i3.44

Abstract

O presente trabalho objetiva discutir os desafios de supervisores e orientadores educacionais na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A pesquisa, que possui um caráter de análise bibliográfica, foi desenvolvida por meio de uma ampla reflexão da literatura produzida acerca do tema. A investigação divide-se em três partes: na primeira traçamos uma breve cronologia sobre as transformações ocorridas na legislação que regulamenta o ensino técnico-profissionalizante no Brasil; em seguida apresentamos algumas características das ações e métodos desenvolvidos por supervisores e orientadores educacionais, problematizando suas relações com as distintas tendências pedagógicas existentes e seu papel na rotina da gestão da educação escolar; por fim, na terceira parte, por meio de um levantamento bibliográfico sobre a questão, analisamos algumas problemáticas do trabalho pedagógico de supervisão e orientação educacional no cotidiano da educação técnico-profissionalizante brasileira.

Author Biography

Fredson Pedro Martins, Universidade de São Paulo

Bacharel e licenciado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Realizou aperfeiçoamento em Políticas Linguísticas para Educação Escolar Indígena pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), vinculada ao COMFOR/UNIFESP e especialização em Gestão, Supervisão e Orientação Educacional pelo Instituto Brasileiro de Formação (IBF). Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atualmente cursando bacharelado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Membro do GT Ensino de História da ANPUH e do Departamento Jurídico XI de Agosto da USP. Desenvolve pesquisa em História da América Espanhola e possui, também, experiência na área de Direito Educacional, com pesquisa sobre a formação curricular da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), além de algumas incursões investigativas sobre Didática e Metodologia de Ensino de História.

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Published

2018-10-29

Issue

Section

Artigos de Revisão