O Estágio Supervisionado na Formação de Professores de Ciências e Biologia

Authors

DOI:

https://doi.org/10.1000/riec.v7i2.446

Abstract

O Estágio enquanto componente curricular obrigatório assume o lugar central nos Cursos de Formação de Professores ao tempo que propicia aos licenciandos reflexões críticas sobre as experiências e identidades docentes. O objetivo da pesquisa consiste em analisar as contribuições do Estágio Curricular Supervisionado para a formação de professores de Ciências e Biologia. A pesquisa caracteriza-se como sendo do tipo exploratória, de natureza qualitativa e tem por base a pesquisa de campo. A coleta dos dados foi realizada através da entrevista semiestruturada e analisadas a partir da análise temática, categorial de Bardin (2016). Os resultados revelam que os participantes destacam a importância do Estágio Curricular Supervisionado como enriquecedora e permeada de possibilidades de aprendizado e reflexões sobre a prática docente e que este é um elemento importante para o encontro com o curso de Licenciatura e com o desejo de exercício profissional da docência. Conclui-se que o Estágio Curricular Supervisionado, no âmbito de suas potencialidades, contribui significativamente para a formação de professores na medida em que analisa, de forma dialética, o fenômeno educativo, media o processo de transformação da realidade e contribui para o processo de humanização dos indivíduos.

Palavras-chave: Acolhimento; Identidades; Experiência formativa; Licenciatura em ciências biológicas.

Author Biography

Cícero Magérbio Gomes Torres, Universidade Regional do Cariri-URCA

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará, Brasil(2017)
Professor Mestrado Profissional em Educação da Universidade Regional do Cariri, Brasil

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Published

2024-06-28

Issue

Section

Dossiês