Intempéries dos/as residentes do Programa de Residência Pedagógica de Biologia da URCA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.1000/riec.v7i2.486

Abstract

As Políticas de Formação de Professores visam ofertar meios para imersão e aperfeiçoamento de licenciandos/as na carreira docente. Assim, esta pesquisa objetivou analisar a experiência dos/as residentes do Subprojeto de Biologia da Universidade Regional do Cariri – URCA, cariri cearense, que participaram do Edital 2020/2022. Com abordagem qualitativa, descritiva e analítica, seguindo o método de Análise de Conteúdo, foram analisadas 20 respostas referente a uma (1) pergunta aberta, pertencente ao questionário feito no Forms, aplicado aos/às residentes via grupo de WhatsApp do subprojeto, no período do módulo III do programa. Os dados foram organizados em Word, em seguida foi realizada uma leitura flutuante, posteriormente os dados foram codificados e categorizados em um macro grupo denominado Intempéries, o qual retrata os desafios enfrentados em um contexto pandêmico, causando mudanças abruptas que impactam a formação inicial docente, como também indica a fragilidade do programa perante a instabilidade orçamentaria governamental. Em suma, o trabalho procurou mostrar as peculiaridades de uma Residência Pedagógica pelos na perspectiva dos personagens da formação inicial docente em um cenário de crise política e sanitária, oferecendo dados e inquietações para o fomento de mais trabalhos no tocante às Políticas Públicas de Formação de Professores/as.

Palavras-chave: Desafios; Ensino de Biologia; Ensino Remoto; Formação Inicial; Políticas Públicas.

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Published

2024-06-28

Issue

Section

Relatos de Pesquisa