QUALIDADE DE VIDA DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO INTERIOR DO ESTADO DE RONDÔNIA

Autores/as

  • Ana Luiza Holando dos Santos
  • Eraldo Carlos Batista Pontifícia Universidade Católica - PUCRS
  • Maria Leticia Marcondes Coelho de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.1000/riec.v3i1.124

Resumen

A qualidade de vida no trabalho está sendo a preocupação de profissionais das áreas de educação, este trabalho visa à satisfação e o bem estar dos professores, possibilitando assim um ambiente satisfatório, garantindo um clima de confiança entre os funcionários. O artigo tem como objetivo geral conceituar e investigar o índice da qualidade de vida de professores do ensino médio de uma escola estadual do interior do Estado de Rondônia. A pesquisa foi composta por professores da rede estadual de ensino médio, avaliados através do questionário de caracterização do sujeito e do Inventário de Qualidade de Vida (IQV), o qual avalia a qualidade de vida através dos quadrantes: profissional, saúde, afetivo e social. A qualidade de vida dos professores encontra-se debilitada, sendo o quadrante de saúde o mais comprometido, verificou-se que 93,3% dos professores avaliados apresentaram indicações de dificuldade quanto à qualidade de vida na área de saúde, já na área afetiva 86,6% dos professores apresentaram sucesso.

Biografía del autor/a

Ana Luiza Holando dos Santos

Graduada em Psicologia pela Faculdade de Rolim de Moura - FAROL

Eraldo Carlos Batista, Pontifícia Universidade Católica - PUCRS

Doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica - PUCRS

Maria Leticia Marcondes Coelho de Oliveira

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Publicado

2020-04-07

Número

Sección

Relatos de Pesquisa