Entrelace entre a formação inicial e prática docente inclusiva no ensino de Geografia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1000/riec.v7i2.431

Resumen

Com o objetivo de analisar a relação entre a formação inicial dos professores de Geografia e as práticas docentes inclusivas na educação básica, esta investigação instiga a reflexão sobre a inclusão escolar de estudantes com deficiência. Tendo como percurso metodológico o levantamento bibliográfico; a análise da matriz curricular do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Regional do Cariri; a aplicação de um questionário com graduandos e a análise dos dados. Foi possível identificar que mesmo com o avanço da temática nos ambientes acadêmicos, ainda existe um hiato na formação destes estudantes no que diz respeito à prática docente inclusiva. A matriz curricular apresenta fragilidades na contemplação do eixo de estudo, com número reduzido de disciplinas com abordagem inclusiva, além do desafio de diálogo entre educação inclusiva e a geografia.

Palavras-chave: Currículo; Formação de professores; Inclusão escolar. 

Citas

CAIADO, K. R. M. Aluno com deficiência visual na escola: lembranças e depoimentos. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2014. 147 p.

CARMO, W. R. do. Formação de professores em Cartografia Tátil: questões teóricas e experiências práticas. In: FREITAS, M. I. C. de; VENTORINI, S. E. (org.). Cartografia Tátil: orientação e mobilidade às pessoas com deficiência visual. Jundiaí: Paco Editorial, 2011. Cap. 9. p. 251-277.

GIL, Antônio Caros. Como elaborar projetos de pesquisas. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 175 p.

PINHEIRO, A. C. Inclusões sociais no currículo da Geografia: a produção acadêmica na área. In: TONINI, I. M.; CASTROGIOVANNI, A. C.; GOULART, L. B.; KAERCHER, N. A.; MARTINS, R. E. M. W. (org.). O ensino de geografia e suas composições curriculares. Porto Alegre: Mediação, 2014. Cap. 14. p. 199-214.

MANTOAN, M. T. E. Igualdade e diferenças na escola: como andar no fio da navalha. In: ARANTES, Valéria Amorim (org.). Inclusão escolar: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2006. Cap. 1. p. 15-30.

MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer?. São Paulo: Summus, 2015. 96 p.

PONTUSCHKA, Nídia Nacib e PAGANELLI, Tomoko Iyda e CACETE, Núria Hanglei. Para ensinar e aprender geografia. São Paulo: Cortez. Acesso em: 30 nov. 2023, 2007.

Publicado

2024-06-28

Número

Sección

Dossiês