Comunidade Cigana Calon na educação básica de Ouricuri – PE. Uma Proposta de Intervenção Intercultural Decolonial

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1000/riec.v7i2.476

Resumen

O presente texto apresenta uma discussão acerca das implicações geradas em torno da comunidade cigana Calon do Município de Ouricuri- PE, no que se refere as práticas pedagógicas que se desenvolvem no cotidiano escolar. Procura-se analisar a ausência do povo cigano no currículo de história local, e como este fator pode influenciar no processo de ensino-aprendizagem. À luz dos conceitos de decolonialidade/ interculturalidade discutidos por Mignolo (2005), Dussel (2016), Lander (2005) e Walsh (2018), propõem-se uma nova perspectiva de ensino que valorize a diversidade étnica presente na localidade.

Palavras-chave: Povos ciganos; Ensino de História; Decolonialidade.

Citas

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. Lei 9394/1996, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

DUSSEL, Enrique. Europa, modernidade e eurocentrismo. In: LANDER, Edgardo. (Org.) A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Buenos Aires, Argentina: Perspectivas latino-americanas, Colección Sur Sur, CLACSO, setembro 2005.

FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Tradução: Guacira Lopes Louro. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

KARPOWICZ, Débora Soares. Ciganos: História, Identidade e Cultura.Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2018.

LANDER, Edgardo. ORG A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Buenos Aires, Argentina: Perspectivas latino-americanas, setembro 2005.

MIGNOLO, W. A colonialidade de cabo a rabo: o hemisfério ocidental no horizonte conceitual da modernidade. In: Lander, E. (Org.) A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Buenos Aires, Argentina: Perspectivas latino-americanas, Colección Sur Sur, CLACSO, setembro 2005.

MOONEN, Frans. Anticiganismo: os ciganos na Europa e no Brasil 3ª edição digital revista e atualizada Recife: Núcleo de Estudos Ciganos, 2007.

PÉREZ GÓMEZ, A. I. As funções sociais da escola: da reprodução à reconstrução crítica do conhecimento e da experiência. In: GIMENO SACRISTÁN, J.; PÉREZ GÓMEZ, A. I. Compreender e transformar o ensino. 4 ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

PERNAMBUCO. Secretaria de Educação e Esportes. Currículo de Pernambuco: ensino fundamental. Área de Ciências Humanas. Recife:2018.

QUIJANO, A. 1992. Colonialidad y Modernidad-racionalidad. In: H. BONILLO (org.) Los conquistados. Bogotá: Tercer Mundo Ediciones, p. 437-450.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão de Resende Martins. Jörn Rüsen e o ensino de História. Curitiba: Editora da UFPR, 2019.

TEIXEIRA, Rodrigo Corrêa. História dos ciganos no Brasil. Recife – Núcleo de Estudos Ciganos, 2008.

Walsh, C.; Candau, V.; Fernandes, L. Colonialidade e pedagogia decolonial: para pensar uma educação outra. Education policy analysis archives, [S.l.], v. 26, p. 83, july 2018.

Publicado

2024-06-28

Número

Sección

Dossiês