POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS EM ESCOLAS DA SEDE URBANA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CAMPOS SALES - CE

Autores

  • Michelli Maria Alencar da Costa UECE / SEDUC
  • Cicero Magerbio Gomes Torres URCA

DOI:

https://doi.org/10.1000/riec.v4i1.207

Resumo

O texto apresenta uma discussão sobre a implementação das políticas de inclusão escolar na rede municipal de Campos Sales-CE, dandoênfase às propostas de inclusão dirigidas a alunos com NEE. O Estudo foi realizado em sete escolas com base em referenciais quali-quantitativas, no período de maio a setembro de 2018. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados a aplicação de questionários aos técnicos da SME e aos coordenadores pedagógicos. Os dados foram analisados a partir dos questionários e indicadores do EDUCACENSO. Os resultados evidenciam, avanços no que diz respeito à garantia de acesso e permanência, identificação, avaliação, formação e planejamento de professores. Revelam contradições e dificuldades no que se refere à implantação das diretrizes federais. A rede pesquisada tem investido esforços para superar os problemas existentes em sua realidade. Apreende-se que o futuro da educação inclusiva está associado, a expansão de projetos imbuídos do compromisso de transformar a escola e democratizar o ensino para todos/as o que implica no fortalecimento das políticas públicas da inclusão, formação continuada, investimento na qualidade da educação que ultrapasse a visão disciplinada de recuperação, produção e controle, de forma a superar as desigualdades sociais e a tradição política autoritária.

Publicado

2021-02-27

Edição

Secção

Relatos de Pesquisa