POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL BANCÁRIA E MICROCRÉDITO RURAL NO NORDESTE BRASILEIRO

Autores

Resumo

As discussões sociais que perduram há centenas de anos, e o novo perfil de consumo e comportamento dos stakeholders levaram as organizações a optarem por práticas sociais e ambientais mais responsáveis, e no caso dos bancos essa realidade não é diferente. As questões sociais nos bancos apresentam peculiaridades relacionadas à intermediação financeira, que no caso das operações de crédito, atuam tanto adotando critérios socioambientais para concessão de crédito e financiamentos, como ofertando operações de crédito específicas, com objetos ou objetivos sociais ou ambientais. Admitimos que ao identificar onde e a quem é oferecido o microcrédito, e sua relação teórico-prática com ações governamentais, associada à análise e discussão sobre a política de responsabilidade socioambiental do setor bancário no âmbito do microcrédito rural, principalmente no setor público, proporcionamos acessibilidade e transparência, sendo ainda exercício de controle cidadão e uma forma de contribuição acadêmica. Buscamos saber qual a relevância do microcrédito rural na implementação da política de responsabilidade socioambiental do setor bancário no nordeste brasileiro. Por meio de pesquisa documental com dados secundários, tratamos os relatórios de uma instituição bancária, e buscamos atender ao objetivo de descrever a relevância do microcrédito rural na execução da política de responsabilidade socioambiental do setor bancário no nordeste brasileiro. Constatamos que a maior parte dos clientes do Agroamigo são pessoas de baixa escolaridade, 92% desses clientes possuem no máximo ensino médio incompleto e com renda média de até R$ 3 mil, e que a Politica de Responsabilidade Socioambiental carrega profunda relação com o programa de microcrédito Agroamigo.

Biografias Autor

Ednael Macedo Felix, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Mestrado Acadêmico em Administração de Empresas (Unifor), MBA em Organizações e Meio Ambiente (ESAB), Especialista em Gestão de Marketing e de Recursos Humanos (FVS), Especialização em Ecologia (URCA), Bacharel em Administração - CRA/CE N° 10184. Pesquisador em Energias renováveis pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico ? FUNCAP de 2012 a 2014 pelo Programa de Quotas de Bolsa de Iniciação Cientifica Junior. Professor formador pelo Programa de Extensão Tecnológica na Área de Formação de Professores ? Professor Aprendiz de 2012 a 2013 nas áreas de Transdisciplinaridade e Tecnologias de Convivência com o Semiárido, pela Secretaria Estatual de Educação do Ceará ? SEDUC. Professor e Coordenador do Curso Técnico em Agronegócio pelo CENTEC/SEDUC, de 2012 a 2015. Coordenador e Consultor pela ENTEC Consultoria Ltda de 2009 a 2013. Professor da Faculdade Vale do Salgado - FVS nos Cursos de Administração de Empresas e Ciências Contábeis de 2012 a 2015, atuando em disciplinas de Finanças, OSM, Comércio Exterior, Mercado de Capitais, Estatística e TGA. Experiência em Projetos de Extensão ligados a Gestão de Propriedade e Negócios Rurais com atuação no Perímetro Irrigado do Açude Lima Campos no Centro Sul do Ceará. Participante da Edição 2016 do Programa ?Jovens Liderando o Agro? promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural SENAR e Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária ? CNA-Brasil. Professor da Rede Federal de Ensino atuando em disciplinas ligadas a Finanças, Contabilidade, Marketing, Gerencia de Projetos e Metodologia da Pesquisa Científica. Atua em pesquisas na área de Empreendedorismo Rural, Economia Agrícola, Gestão Rural e Meio Ambiente, com foco na comercialização e manejo de defensivos agrícolas, Sementes e tecnologias de convivência com o semiárido Nordestino.

Daniela Silva Araújo, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Mestranda em Administração de Empresas pela UNIFOR, Especialista em Direito Penal e Processual Penal na ESMP/CE-UECE, Especialista em Gestão e Finanças Públicas, graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará e graduada em Direito pela UNIFOR. Atua como Analista Contábil no Ministério Público do Estado do Ceará, realizando Relatórios, Estudos Técnicos e Periciais. Supervisiona e orienta os estagiários de contabilidade na atuação pericial no Núcleo de Apoio Técnico da Procuradoria Geral de Justiça. Realiza Conciliações e Mediações na Justiça Federal. Atua nos conhecimentos em: Finanças Públicas; Investigações Criminais, Licitações e Contratos Administrativos; Análise de prestações de contas públicas; Análise de projetos para o FDID em meio ambiente, consumidor, conservação de patrimônio histórico e idoso; Combate ao Crime Organizado e legislações pertinentes. Tem experiência na área de Finanças, Investigação Criminal, Contabilidade, Orçamento Público e Contratos. Estagiou no Núcleo da Saúde na Defensoria Pública do Estado do Ceará. 

Randal Martins Pompeu, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Doutor em Gestão pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD- Portugal) (2011), Mestre em Informática Aplicada pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) (2001), Pós-graduado em Informática pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) (1999). Vice-Reitor de Extensão e Comunidade Universitária e Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas (PPGA) da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Membro e Coordenador Regional Nordeste do Fórum de Extensão das IES Particulares (FOREXP). Ministra cursos na área de Responsabilidade Social das Empresas e Responsabilidade Social das Universidades. Coordenador do Doutorado Interinstitucional ? DINTER Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (CIESA) (2019-2023) 

Antoniel dos Santos Gomes Filho, Universidade Regional do Cariri – Campus Avançado Campos Sales

Professor da Universidade Regional do Cariri (URCA) - Unidade Campos Sales - Curso de Ciências Biológicas (Regime temporário). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Tecnólogo em Gestão Comercial pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (UNILEÃO). Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Kurios (FAK). Editor-chefe da Revista Interdisciplinar Encontro das Ciências (ISSN: 2595-0959) vinculada ao Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia da Universidade Regional do Cariri (URCA/CNPQ); Grupo de Pesquisa sobre Contemporaneidade, Subjetividades e Novas Epistemologias da Universidade de Pernambuco. Áreas de investigação: Sociologia (Interações Sociais a partir do quadro teórico de Erving Goffman). Antropologia e Arqueologia. Educação e Sexualidade. Processos Migratórios. Relações étnico-raciais e diversidade. Políticas Públicas em Educação na América Latina. Psicanálise e Cultura. Alfabetização e Divulgação Científica. 

Publicado

2022-08-26

Edição

Secção

Relatos de Pesquisa