Desafios no Ensino Remoto de Libras: experiências em tempos adversos na Educação Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1000/riec.v7i2.420

Resumo

O objetivo principal deste trabalho é identificar os desafios e perspectivas da comunidade acadêmica no desenvolvimento das atividades relacionadas ao ensino de Libras na modalidade remota de ensino. O presente estudo configura-se como um relato de experiência desenvolvido no decorrer das atividades de ensino da disciplina de Libras em cursos de Licenciatura de uma Instituição de Ensino Superior na Região do Cariri Cearense. A coleta de dados junto aos estudantes, público-alvo da pesquisa, deu-se por envio de formulário digital. A pesquisa mostrou que docente e discentes vivenciaram barreiras de acesso a esses recursos, mas, apesar disso, professora e alunos conseguiram utilizar as TICs na disciplina de Libras, contemplando toda a visualidade e estímulos necessários para uma experiência exitosa.

Palavras-chave: ensino remoto; ensino de Libras; metodologias de ensino.

Biografias Autor

Veronica Nogueira do Nascimento, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Mestra em Desenvolvimento Regional Sustentável (UFCA)

Universidade Regional do Cariri – URCA

E-mail: veronica.nogueira@urca.br

LINK do Orcid: https://orcid.org/0009-0008-4613-8714

 

Lara Paulino Cazé, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Mestranda em Educação (URCA)

Universidade Regional do Cariri – URCA

E-mail: lara.paulino@urca.br

LINK do Orcid: https://orcid.org/0009-0002-8931-2248

Marla Vieira Moreira de Oliveira, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Doutora em Educação (UFC)

Universidade Regional do Cariri – URCA

E-mail: marla.vieira@urca.br

LINK do Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0108-3077

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Publicado

2024-06-28

Edição

Secção

Dossiês