Instalações Pedagógicas: experiência artística por meio do reisado em Juazeiro do Norte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1000/riec.v7i2.464

Resumo

Este trabalho trata do conhecimento relacionado às Instalações Geográficas (IG), desenvolvidas com estudantes da Escola Cívico Militar de Ensino Fundamental Dr. Edvard Teixeira Férrer, localizada na cidade de Juazeiro do Norte, no cariri cearense. Objetivamos compreender o processo de ensino e aprendizagem da cultura do Reisado por meio da referida metodologia de ensino na disciplina de Estudos Regionais. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, a abordagem foi de natureza qualitativa, com ênfase na Pesquisa-Ação. A estrutura metodológica da pesquisa, subdivide no percurso adotado, mediante uma tríade concebida entre, planejamento, execução e reflexão. Com a pesquisa, os alunos puderam (re)conhecer os elementos que fazem parte da tradição cultural, e que estão presentes no cotidiano dos sujeitos. Assim, por meio do ato da materialização do conteúdo, via associação simbólica de objetos, percebemos que o interesse e curiosidade dos alunos foram aguçados, fato que nos empreende ganhos qualitativos na condução da referida disciplina.

Palavras-chave: Instalações Geográficas; Reisado; Estudos Regionais; Ensino-aprendizagem.

Referências

ALVES, Alceli Ribeiro; BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades Educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: Editora Intersaberes, 2018.

DUARTE, N.; FERREIRA, N.; SACCOMANI, M. C. da.; ASSUMPÇÃO, M. de C. O ensino da recepção estético-literária e a formação humana. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 28, p. 31–48, 2012. DOI: 10.5585/eccos.n28.3593. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3593. Acesso em: 26 maio. 2024.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido.-. 5ª.ed.rev.e atual.- Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. A pedagogia da pesquisa-Ação. Educação e Pesquisa, São Paulo, SP, v. 31, n. 03, p. 483-502. set./dez.2005. Disponível em: http://goo.gl/mBbgRd. Acesso em: 04 de dezembro de 2023. ISSN 1678-4634.

PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. I; CACETE, N.H. Para Ensinar e Aprender Geografia. São Paulo: 3ª ed. Cortez, 2009.383p.

PRODANOV, Cleber Cristiano, FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

RIBEIRO, Emerson. A arte e a criatividade em geografia. Práticas pedagógicas em instalações geográficas. Crato: Universidade Regional do Cariri-URCA, 2016.

RIBEIRO, Emerson. Processos criativos em geografia: metodologia e avaliação para a sala de aula em instalações geográficas. USP, 2014. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

RIBEIRO, Emerson. Processos criativos em instalações geográficas e pedagógicas. Emerson Ribeiro. (Org.). - Sobral CE: Sertão Cult, 2023.

SILVA, Izabel Cristina da. Volta ao mundo com livros paradidáticos: avaliação construtiva da aprendizagem a partir das instalações geográficas, 2022. Tese de Doutorado. Universidade Federal da Paraíba.

Publicado

2024-06-28

Edição

Secção

Dossiês