PRIMEIROS SOCORRO EM ACIDENTES NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • Marcos Araújo Antonio Bezerra Centro Universitário Dr. Leão Sampaio
  • Meirilene Alves Cunha Marques
  • Jenifer Kelly Pinheiro
  • Ticiana Maria Lima Azevedo
  • Lara Belmudes Bottcher

Resumo

Objetivo: Avaliar a efetividade de uma capacitação dos professores sobre os primeiros socorros em acidentes no ambiente Escolar. Metodologia: Trata-se de um estudo quase experimental, antes e depois; de abordagem qualitativa, acerca da capacitação de professores em escolas sobre a importância dos primeiros socorros. A amostra foi constituída por 16 professoras que fazem parte da equipe multidisciplinar em uma escola de educação infantil até o quinto ano no Município de Fortaleza. Os dados foram coletados no período de abril à maio de 2020, por meio de um questionário semiestruturado e analisados de acordo com a técnica de Bardin. Resultados: Ressalta-se a participação da enfermagem dentro do ambiente escolar, promovendo a educação e a saúde na comunidade, exercendo o papel do cuidar a partir da capacitação dos professores e funcionários das escolas de ensino especializado para crianças, adolescentes e jovens com deficiência para promover a segurança por meio da prevenção e o correto manejo dos primeiros socorros, desmistificando ações que poderiam agravar o estado de saúde dessa população. Conclusão: Portanto, capacitar docentes é essencial para tornar o ambiente escolar saudável livre de riscos e se os riscos se fizerem presentes que os docentes estejam aptos a saber socorrer prestando uma assistência de qualidade, concluindo que o treinamento foi de grande valia, e ressalta-se ainda a importância em se continuar realizando treinamento aos docentes no ambiente escolar.

Referências

ALBUQUERQUE, A.M. et al, Salvando vidas: avaliando o conhecimento de adolescentes de uma escola pública sobre primeiros socorros. Rev Enferm UFPE Online. v.9, n.1, p.32-38, Recife, 2015.

AHA, American Heart Association. Destaques, Atualização das Diretrizes da American Heart Association 2015 para RCP e ACE. AHA, 2015. Disponível em https://eccguidelines.heart.org/wp-content/uploads/2015/10/2015-AHA-Guidelines- Highlights-Portuguese.pdf. Acesso em Maio de 2020.

BECKER, K.E., MOLINA, F.C. Primeiros Socorros nas Escolas: opção ou necessidade. SIEDUCA. v.3, n.2, p.1-5, 2017.

BELELA-ANACLETO, S.C.A., MANDETTA, M.A. Prevenção de acidentes na infância: uma convocação da "Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras". Acta Paulista de Enfermagem. v. 29, n.5, p.52-53, 2016.

BRASIL. Lei nº 13.722 de 04 de outubro de 2018. Torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil. Brasília, 2018.

BRITO, Jackeline Gonçalves, et al. Efeito de capacitação sobre primeiros socorros em acidentes para equipes de escolas de ensino especializado. Revista Brasileira de Enfermagem, 2020, 73.2.

CABRAL, E.V., OLIVEIRA, M.F.A. Primeiros socorros na escola: conhecimento dos professores. Ensino, Saúde e Ambiente. v10, n.1, p.175-86, 2017

CALANDRIM, LF et al. First aid at school: teacher and staff training. Rev Rene. v.18, n.3, p.292-299, 2017

CAMBOIN, F.F., FERNANDES, L.M. Primeiros socorros para o ambiente escolar. Evangraf, Porto Alegre, 2016.

CANOVA, J.C.M et al, Parada Cardiorrespiratória e ressuscitação cardiopulmonar: Vivências da equipe de enfermagem sob o olhar da técnica do incidente crítico. Rev. Enferm. UFPE On line. v.9, n.3, p.7095-7103, Recife, 2015.

CARMO, H.O et al. Atitudes dos docentes de educação infantil em situações de acidente escolar. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro. v.7, n.2, p. 1-5, 2017

CHAVES, A.F.L et al. Reanimação cardiopulmonar nas escolas: avaliação de estratégia educativa. Revista Expressão Católica Saúde. v.2, n.1, p.65-72, 2018

COELHO, J.P.S.L. Ensino de primeiros socorros nas escolas e sua eficácia. Revista Científica do ITPAC. v.8, n.1, p.1-7, Araguaína, 2015.

FERREIRA, I.G et al. Atividades extracurriculares e formação médica: diversidade e flexibilidade curricular. Interdisciplinary Journal of Health Education. v.1, n.2, p. 114-124, 2016.

GALINDO, N.N.M., CARVALHO, G.C.N., CASTRO, R.C.M.B et al. Vivências de professores acerca dos primeiros socorros na escola. Rev Bras Enferm. v.71, n.4, p.1678-1684, 2018

GERHARDT, E.T., SILVEIRA, T.D. Métodos de pesquisa. Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil - UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica - Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. - Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

MAFFEI, D.F et al. Práticas educativas em segurança alimentar: uma experiência de extensão universitária. Revista Ciência em Extensão. v.12, n. 2, p. 153-161, 2016.

MEINCKE, S.M.K et al. Doenças sexualmente transmissíveis: conhecimento e comportamento sexual de adolescentes. Texto Contexto Enferm. v.26, n.2, p.1-12, 2017.

MESQUITA, T et al. Recurso educativo em primeiros socorros no processo ensino- aprendizagem em crianças de uma escola pública. RCP. v.3, n.1, p.35-40, 2017

MOTA, L.L., ANDRADE, S.R. Temas de atenção pré-hospitalar para informação de escolares: a perspectiva dos profissionais do Samu. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, v.24, n.1, p.38-46, Jan-Mar, 2015

MORAIS, C.L.K et al. Desafios enfrentados pela equipe de enfermagem na reanimação cardiorrespiratória em uma unidade de emergência hospitalar. Revista Eletrônica Estácio Saúde. v.5, n.1, p.90-99, 2016.

SÁ-SILVA, J.R., ALMEIDA, C.D., GUINDANI, J.F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, Vale do Rio do Sinos, Rs, v.1, n. 2, p.1-15, jul, 2009.

SILVA, D.P., et al. Primeiros socorros: objeto de educação em saúde para professores. Rev enferm UFPE online. v.12, n.5, p.1444-1453, 2018

SOUZA, B. C. A. P. et al. Ressuscitação cardio cerebral básica precoce: considerações sobre o treinamento dos leigos no Brasil. Periódico Cientifico do Núcleo de Biociências, v.4, n.8, 38p, Belo Horizonte, 2014.

POLL, M.A. et al. Quedas de crianças e de adolescentes: prevenindo agravos por meio da educação em saúde. Revista de Enfermagem UFSM, v.3, 591p, 2013. Disponível em https://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/11021/pdf. Acesso em maio de 2020.

TERASSI, M et al, A percepção de crianças do ensino fundamental sobre parada cardiorrespiratória. SEMINA: Ciências Biológicas e da Saúde. Londrina, v.36, n.1, p.99-108, 2015.

TJARA, I. Roda de conversa como instrumento para criação de grupos de interação social e educacional em saúde: relato de experiência. 2015. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul - UFRGS, Escola De Enfermagem, Nome da cidade do Campus, 2015.

Downloads

Publicado

2022-02-14

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa