PRIMEIROS SOCORRO EM ACIDENTES NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • Marcos Araújo Antonio Bezerra Centro Universitário Dr. Leão Sampaio
  • Meirilene Alves Cunha Marques
  • Jenifer Kelly Pinheiro
  • Ticiana Maria Lima Azevedo
  • Lara Belmudes Bottcher

Resumo

Objetivo: Avaliar a efetividade de uma capacitação dos professores sobre os primeiros socorros em acidentes no ambiente Escolar. Metodologia: Trata-se de um estudo quase experimental, antes e depois; de abordagem qualitativa, acerca da capacitação de professores em escolas sobre a importância dos primeiros socorros. A amostra foi constituída por 16 professoras que fazem parte da equipe multidisciplinar em uma escola de educação infantil até o quinto ano no Município de Fortaleza. Os dados foram coletados no período de abril à maio de 2020, por meio de um questionário semiestruturado e analisados de acordo com a técnica de Bardin. Resultados: Ressalta-se a participação da enfermagem dentro do ambiente escolar, promovendo a educação e a saúde na comunidade, exercendo o papel do cuidar a partir da capacitação dos professores e funcionários das escolas de ensino especializado para crianças, adolescentes e jovens com deficiência para promover a segurança por meio da prevenção e o correto manejo dos primeiros socorros, desmistificando ações que poderiam agravar o estado de saúde dessa população. Conclusão: Portanto, capacitar docentes é essencial para tornar o ambiente escolar saudável livre de riscos e se os riscos se fizerem presentes que os docentes estejam aptos a saber socorrer prestando uma assistência de qualidade, concluindo que o treinamento foi de grande valia, e ressalta-se ainda a importância em se continuar realizando treinamento aos docentes no ambiente escolar.

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Publicado

2022-02-14

Edição

Secção

Relatos de Pesquisa