Cantores populares do Cariri cearense e seus saberes curriculantes: aproximações com o Etnocurrículo e a Multirreferencialidade
DOI:
https://doi.org/10.1000/riec.v7i2.448Resumo
Este é um recorte da minha pesquisa de mestrado pelo MPEDU-URCA que teve como objetivo geral compreender as histórias de vida de cantores populares urbanos da região do cariri, suas canções, tendo em vista estimular possibilidades de construção de um currículo escolar, pautado na perspectiva do Etnocurrículo e da Multirreferencialidade. Com base em uma abordagem qualitativa, o trabalho perpassa as discussões das narrativas (auto)biográficas e sua importância para formação e ação docente. A investigação aportou-se nos estudos de Delory-Momberger (2006), Josso (2007), Macedo (2015), Reis (2013), Severiano (2008) e Souza (2009). Utilizou-se a Análise Textual Discursiva (MORAES e GALIAZZI, 2007) para a análise e produção dos dados. Ademais, como produto educacional, requisito fundamental dos programas de Mestrado profissional, foi produzido uma revista digital (Bio)musical contendo as narrativas (auto)biográficas e trajetórias musicais de três cantores populares. O estudo permitiu elucidar a insurgência do tema abordado, ecoando a necessidade de pensar a possibilidade de construção de currículos plurais e heterogêneos.
Palavras-chave: Etnocurríclo; Multirreferencialidade; Narrativas (auto)biográficas; História de vida.
Referências
ARDOINO, Jacques. Abordagem multirreferencial (plural) das situações educativas e formativas. In: BARBOSA, Joaquim Gonçalves. (Coord.). Multirreferencialidade nas ciências e na educação. São Carlos: EdUFSCar, 1998.
JOSSO, Marie-Christine. A Transformação de si a partir de história de vida. Porto Alegre: Educação, 2007.
MACEDO, R. S.; SÁ, S. M. Etnocurrículo: etnoaprendizagens a educação referenciada na Cultura. São Paulo: Loyola, 2015.
MORAES, José Geraldo Vinci. História e música: canção popular e conhecimento histórico. Revista Brasileira de História, v. 20, n. 39, p. 203-221, 2000.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. Ijuí: Editora Unijuí, 2007.
PASSEGGI, Maria da Conceição, SOUZA, Elizeu Clementino, VICETINI, Paula Perin. Entre a vida e a formação: Pesquisa (auto) biográfica, docência e profissionalização. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 27, n. 1, p. 369-386, 2011.
WELLER, Wivian. A contribuição de Karl Mannheim para a pesquisa qualitativa: aspectos teóricos e metodológicos. Sociologias, Porto Alegre, n. 13, p. 260-300, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.