SISTEMA RASTREADOR E CENTRALIZADOR DE NOTÍCIAS DOS PORTAIS CREDE'S DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO CEARÁ

Authors

  • José Ailton Batista da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
  • Rangel Henrique Félix Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
  • Suyanne Hellen Holanda Pinheiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
  • Tulio Vidal Rolim Faculdade Vale do Salgado (FVS)
  • Pedro Luís Saraiva Barbosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Cedro (IFCE)

DOI:

https://doi.org/10.1000/riec.v1i1.14

Abstract

A internet por ser um veículo massivo de difusão de notícias, é amplamente usado por universidades, empresas e setores públicos através do uso de portais e redes sociais. Esse modelo de publicação de notícias também é usado pelas Coordenadorias Regionais de Educação do Ceará (CREDE's), as quais estão distribuídas em vinte cidades diferentes por todo o estado. Porém, ainda assim o usuário encontra problemas na obtenção rápida de notícias por se tratar de diversos portais separados e não saber quando houveram publicações/modificações em todos esses portais. O objetivo deste trabalho é apresentar uma ferramenta web responsável por fazer o rastreamento das últimas notícias de todos esses portais governamentais/educacionais do Estado do Ceará e centralizá-las em uma única página, além de notificar usuários cadastrados usando um serviço de mensagens instantâneas.

Author Biographies

José Ailton Batista da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Graduado em Tecnologia em Mecatrônica Industrial pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Tem experiência na área de programação em C/C++ e Linguagens para Web. Campeão da Competição de Robótica Móvel ­ The Freescale Cup Brazil (2014). Participante (6º lugar) da Competição de Robótica Móvel: The Freescale Cup WorldWide 2015 na Alemanha. Atualmente trabalha como Suporte Operacional em Hardware, Software e Administração de Redes Linux na Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE 17).

Rangel Henrique Félix, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Graduado em Redes de Computadores e Técnico em Informática e em Eletrotécnica (Ênfase em Sistemas Elétricos Industrias) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Atua na área de Suporte Operacional em Hardware, Software e Administração de Redes Linux na Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação da 11ª Região do Ceará (CREDE 11). Seu interesse de pesquisa está relacionado a Redes de Computadores, Softwares Livres e Tecnologias de Informação e Comunicação.

Suyanne Hellen Holanda Pinheiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Graduada em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES.

Tulio Vidal Rolim, Faculdade Vale do Salgado (FVS)

Mestrando em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade Vale do Salgado (FVS). Coordenador do Núcleo de Extensão em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (NEXAS). Revisor da Revista IEEE Latin América (IEEELA). Atualmente pesquisa nas seguintes linhas: Banco de Dados Ligados, Web Semântica e Bancos de Dados Móveis.

Pedro Luís Saraiva Barbosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Cedro (IFCE)

Mestre em Engenharia de Software pelo Centro de Estudos Avançados do Recife (CESAR).  Professor EBTT Efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Cedro (IFCE).  Tem experiência na área de Engenharia de Software atuando principalmente nos seguintes temas: Engenharia de Software e Educação e Tecnologia.

References

BELÉM, Patrick Helder Alvarenga et al. Escolha de um Framework para a linguagem de programação PHP através do método AHP clássico. In: Anais X Congresso Nacional de Excelência em Gestão. 2014.

COELHO, Marcos Antônio Pereira et al. O uso do CMS Joomla e suas ferramentas hipertextuais na produção de sites educativos e de material didático online. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, v. 4, n. 2, p. 38-46, 2011.

FREITAS, Maria Marlene Vieira et al. A superintendência escolar na rede pública estadual de ensino do Ceará: perspectivas e desafios. 2017.

JOOMLA. About Joomla!. Disponível em: <https://www.joomla.org/about-joomla.html>. Acesso em: 12 dez. 2017.

MCFARLAND, David Sawyer. JavaScript & jQuery: the missing manual. " O'Reilly Media, Inc.", 2011.

MORAIS, Ceres GB et al. Donuts: um bot como instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem na disciplina "Construção de Algoritmos". Revista Eletrônica Argentina-Brasil de Tecnologias da Informação e da Comunicação, v. 1, n. 7, 2017.

MOZILLA. Web Storage API. Disponível em: <https://developer.mozilla.org/en-US/docs/Web/API/Web_Storage_API>. Acesso em: 12 dez. 2017.

PHP. Manual do PHP. Disponível em: <http://php.net/manual/pt_BR/>. Acesso em: 12 dez. 2017.

PINHO, José Antonio Gomes de. Investigando portais de governo eletrônico de estados no Brasil: muita tecnologia, pouca democracia. 2008.

POTENCIER, F. FriendsOfPHP/Goutte. Disponível em: <https://github.com/FriendsOfPHP/Goutte>. Acesso em: 12 dez. 2017.

PRADO, Otávio; RIBEIRO, Manuella Maia; DINIZ, Eduardo. Governo eletrônico e transparência: olhar crítico sobre os portais do governo federal brasileiro. Estado, sociedade e interações digitais: expectativas democráticas, p. 13-39, 2012.

SEDUC. Governo do Estado do Ceará. Disponível em: <http://www.seduc.ce.gov.br/>. Acesso em: 12 dez. 2017.

SILVA, Maurício Samy. JQuery: a biblioteca do programador JavaScript. São Paulo: Novatec Editora, 2008.

SPURLOCK, Jake. Bootstrap: Responsive Web development. " O'Reilly Media, Inc.", 2013.

TELEGRAM. Telegram APIs. Disponível em: <https://core.telegram.org/api>. Acesso em: 12 dez. 2017.

TRAVASSOS SARINHO, Victor. LibrasZap-Um Jogo Baseado em Mensagens Instantâneas para Avaliação de Conhecimentos na Língua Brasileira de Sinais. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 25, n. 1, 2017.

TRAUNMULLER, Roland; WIMMER, Maria. Directions in e-Government: Processes, portals, knowledge. In: Database and Expert Systems Applications, 2001. Proceedings. 12th International Workshop on. IEEE, 2001. p. 313-317.

VIDAL, Eloísa Maia; VIEIRA, Sofia Lerche. Políticas de Ensino Médio no Ceará. 2016.

Published

2018-02-06

Issue

Section

Relatos de Pesquisa