A relação entre o percurso formativo e a prática pedagógica docente

Authors

DOI:

https://doi.org/10.1000/riec.v7i2.417

Abstract

O objetivo geral do estudo foi compreender aspectos da trajetória de formação dos professores que contribuem para a atuação no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFSertãoPE, Campus Salgueiro. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, de inspiração (auto)biográfica, com foco no percurso formativo e suas reverberações para a prática docente. Inicialmente, realizou-se um questionário com os docentes, a partir de um roteiro. Posteriormente, foi realizada uma proposta de curso, onde foram realizados 5 encontros formativos com atividades que submergiram com instrumentais das narrativas (auto)biográficas, guiadas também pela didática do Sensível. Essas atividades serviram de guia para a elaboração do produto educacional, um curso de formação que servirá de instrumento para próximas formações. Como método de análise dos dados foi utilizado a Análise Textual Discursiva (ATD).

Palavras-chave: Formação docente; Percurso formativo; Formação contínua; Educação profissional e tecnológica.

References

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CEB/CNE Nº 6 de 20 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Diário Oficial da União, DF, 21 de setembro de 2012.

IMBERNÓN, F. Formação Continuada de Professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.

IMBERNÓN, F. Formação Docente e Profissional: formar-se para a mudança e a incerteza, Cortez: São Paulo, 2009a.

NÓVOA, A. A formação contínua entre a pessoa-professor e a organização-escola. Lisboa Portugal: Inovação, 1991.

NÓVOA, A. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.

RODRIGUES, C. S. D. Tessituras da racionalidade pedagógica na docência universitária: narrativas de professores formadores. 2016. 259f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2016.

Published

2024-06-28

Issue

Section

Dossiês