Bem viver no Cariri: o Instituto Aldeia da Luz e as ideias para adiar o fim do mundo

Authors

DOI:

https://doi.org/10.1000/riec.v7i2.428

Abstract

Esse artigo consiste em um relato de experiência sob a perspectiva dos conceitos de Bem Viver (Acosta, 2016) e Giro decolonial (Quijano, 2005). Se articula a partir das reflexões presentes no livro Ideias para Adiar o Fim do Mundo de Ailton Krenak (2019) e de uma vivência presencial realizada no Instituto Aldeia da Luz, localizado em Juazeiro do Norte, sul do Ceará, sob a égide da disciplina Etnoconhecimento e Educação Escolar, ministrada no Mestrado Profissional em Educação – MPEDU, da Universidade Regional do Cariri – URCA, no segundo semestre de 2023. Objetiva relacionar o mundo teórico dos conceitos presentes nas obras referenciadas à vivência na oficina temática “Ecologia dos saberes” que integrou a disciplina acima mencionada, cujo texto desencadeador foi o livro de Krenak (2019). A metodologia consiste em um relato de experiência.  Foram experiências práticas de territorialidade na região do Cariri cearense. Especificamente nessa oficina, tivemos a oportunidade de articular a temática da Ecologia dos saberes, a importância da diversidade política e científica para a compreensão do território educador do Cariri; o mergulho nas leituras em torno do giro decolonial, bem viver, decolonialidade e as ideias para adiar o fim do mundo. Como resultado vimos a importância do Instituto Aldeia da Luz como espaço fortalecedor das reflexões que nos apresenta Krenak, bem como espaço de imersão viva na ecologia de saberes diversos e construtores de outros mundos.

Palavras-chave: Bem Viver; Estudos decoloniais; Ailton Krenak.

Author Biographies

Marcelo Cavalieri Teixeira Souza, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Graduado em Filosofia pela UFCA. Mestrando no Mestrado em Educação da URCA.

Francisca Laudeci Martins Souza, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Graduação em Economia, Mestrado em Economia. Doutorado em Educação pela UERJ. Professora da URCA de graduação e do Mestrado em Educação.

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Published

2024-06-28

Issue

Section

Relatos de Experiência