Bem viver no Cariri: o Instituto Aldeia da Luz e as ideias para adiar o fim do mundo
DOI:
https://doi.org/10.1000/riec.v7i2.428Resumen
Esse artigo consiste em um relato de experiência sob a perspectiva dos conceitos de Bem Viver (Acosta, 2016) e Giro decolonial (Quijano, 2005). Se articula a partir das reflexões presentes no livro Ideias para Adiar o Fim do Mundo de Ailton Krenak (2019) e de uma vivência presencial realizada no Instituto Aldeia da Luz, localizado em Juazeiro do Norte, sul do Ceará, sob a égide da disciplina Etnoconhecimento e Educação Escolar, ministrada no Mestrado Profissional em Educação – MPEDU, da Universidade Regional do Cariri – URCA, no segundo semestre de 2023. Objetiva relacionar o mundo teórico dos conceitos presentes nas obras referenciadas à vivência na oficina temática “Ecologia dos saberes” que integrou a disciplina acima mencionada, cujo texto desencadeador foi o livro de Krenak (2019). A metodologia consiste em um relato de experiência. Foram experiências práticas de territorialidade na região do Cariri cearense. Especificamente nessa oficina, tivemos a oportunidade de articular a temática da Ecologia dos saberes, a importância da diversidade política e científica para a compreensão do território educador do Cariri; o mergulho nas leituras em torno do giro decolonial, bem viver, decolonialidade e as ideias para adiar o fim do mundo. Como resultado vimos a importância do Instituto Aldeia da Luz como espaço fortalecedor das reflexões que nos apresenta Krenak, bem como espaço de imersão viva na ecologia de saberes diversos e construtores de outros mundos.
Palavras-chave: Bem Viver; Estudos decoloniais; Ailton Krenak.
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