História e Práxis Educativa no Assentamento Acoci: perspectivas e contradições

Autores/as

  • Fábio Santos da Silva Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Isabelle de Luna Alencar Noronha Universidade Regional do Cariri (URCA)

DOI:

https://doi.org/10.1000/riec.v7i2.455

Resumen

A história do sujeito assentado se configura como uma narrativa daqueles que preservam as suas raízes culturais e sociais, que valorizam o seu lugar. O objetivo deste trabalho é trazer a discussão a história do assentamento Acoci e   a luta pela garantia de escolas para todos os camponeses. A metodologia adotada fundamentou-se nos princípios da pesquisa qualitativa. Assim, no presente estudo, para realizar esta discussão, utilizou-se da pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa que ora apresentamos está em fase de desenvolvimento e, traz como primeiros resultados, o desejo de saber se, com a conquista da escola no território do Acoci, seria a educação proposta nesse ambiente, uma garantiria de ter uma educação pensada para o povo do campo, com as características que os definem.

Palavras-chave: Educação do campo; Práxis educativa; Assentamento Acoci.

Citas

ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna (Orgs.). Por uma Educação do Campo. 5 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. 9ª ed. São Paulo: Brasiliense, 2007. (Coleção primeiros passos: 20).

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 2021.

CALDART, Roseli Salete. Pedagogia do Movimento sem Terra: escola é mais do que escola. 2ª edição. – Petrópolis, RJ Vozes, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 80 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª. ed. - São Paulo: Atlas, 2002.

Publicado

2024-06-28

Número

Sección

Dossiês