PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR: DIVERSIDADE CULTURAL E OS DIREITOS HUMANOS
DOI:
https://doi.org/10.1000/riec.v2i2.96Resumen
O presente artigo busca caracterizar as práticas pedagógicas no ensino superior, voltadas à diversidade cultural como processo de transformação social dos direitos humanos. Nesse contexto investigou-se três vertentes. A primeira fala sobre as práticas pedagógicas no ensino superior, partindo da premissa de que se o professor tiver consciência da amplitude e complexidade de seu papel no processo ensino-aprendizagem com foco na formação do aluno e na transformação social, isso lhe permitirá perceber-se como sujeito histórico importante desse processo, intervindo criticamente na realidade da qual faz parte; a segunda fala sobre a diversidade cultural e a educação, entendendo que a reflexão sobre a educação e a diversidade cultural significa reconhecer as diferenças, respeitá-las, aceitá-las e colocá-las na pauta das nossas reivindicações, no cerne do processo educativo; a terceira centra-se na educação e direitos humanos como prática de transformação social, entendendo que a educação deve expressar acima de tudo a liberdade do indivíduo como sendo responsável pelo processo de formação crítica, capaz de instruir o homem a lutar por uma série de outros direitos fundamentais. O método utilizado consiste em uma revisão de bibliográfica. Por fim entendemos que a diversidade cultural e educação necessitam estar situadas em uma conjuntura que extrapole os diversos marcos legais, para propiciar a cidadania e democracia plena, pois, ao contrário, pode-se meramente, privilegiar uma formação sem qualquer compromisso social, cultural, político com a diversidade.